O Ministério de Crianças da Obra Bene Ha Iaweh Hain orgulhosamente apresenta o Blog do Benezinho! Sejam Benevindos ao maravilhoso mundo do grupo de oração infantil!
RSS

Idéias para reuniões do GOC

Peça: Eu sou importante para Deus!

Diálogo entre Deus e uma criança.

Criança: (pensando alto) pôxa vida, eu tô me sentindo tão sozinha... ninguém se importa comigo!...
Deus: Ei... deixa Eu conversar contigo... Eu ouvi você dizendo que você está se sentindo sozinha, é verdade?
Criança: É...
Deus: Nunca lhe disseram que Eu estou sempre com você?!
Criança: É, eu já ouvi isso e o que eu não entendo é como Você pode estar comigo o tempo todo se tem tanta gente no mundo! Então quer dizer que quando Você está comigo, Você não está com as outras pessoas?! (cara de confuso) Peraí... mas dizem que Você está sempre perto de todo mundo... como é que pode?!
Deus: Ah... pois então esqueceram de dizer para você que Eu posso tudo. Eu criei o mundo todo, Eu estou em todos os lugares ao mesmo tempo, sei todas as coisas que acontecem e conheço todos os sentimentos do seu coração!
Criança: Mas Deus, tem vezes que acontecem umas brigas lá em casa e quando eu mais preciso, eu não Te vejo.
Deus: Ah... parece até que eu estou ouvindo Sião falar...
Criança: Sião? Quem é esse?
Deus: Pegue a sua Bíblia que Eu te mostro... (espera a criança pegar a Bíblia) Abra em Isaías 49, 14 – 16 (vai ensinando que o capítulo é o nº grande e o versículo é o nº pequeno ... Depois de achar, Deus lê).
Criança: Valha... parece mesmo eu falando! = O
Deus: Lembra daquela vez que você estava sem coragem para estudar para aquela prova, aí você foi começando a se lembrar dos conselhos dos seus pais, do apoio dos daqueles colegas e te deu uma vontade estudar! Lembra quando você estava triste e aquela pessoa te escutou e te deu um grande abraço?! E daquela vez que você me pediu, com muita força, que alguma coisa mudasse na sua vida?! Pois em tudo isso Eu estava lá: Eu escutei sua oração, aquele abraço fui Eu que te dei através do seu amigo, a vontade de estudar foi Eu que coloquei no seu coração! E para você nunca esquecer isso, Eu preparei uma música para você: (Deus pega o violão e começa a cantar) “Eu cuido de ti mesmo que tu não vejas, mesmo que não percebas. Eu cuido de ti, não há o que temer, nem desanimar! Eu estou contigo, porque Eu te amo! Eu estou contigo, Eu tenho cuidado de ti, Eu cuido de ti!”
Criança: Que música linda Deus!!!
Deus: Então vamos fazer um trato?
Criança: Vamos!
Deus: Todas as vezes que vocês se sentirem sozinhos, tristes, desanimados, vocês vão lembrar que Eu me importo muito com vocês e vão cantar esta música, combinado?!
Criança: Combinadíssimo! Então quando a gente se sentir pra baixo, nós vamos cantar assim: “Deus cuida de mim, mesmo que eu não veja, mesmo que eu não perceba. Deus cuida de mim, não há o que temer, nem desanimar! Deus está comigo, porque Ele me ama! Deus está comigo, Ele tem cuidado de mim, Deus cuida de mim!” (Ao cantar vai convidando as crianças a cantar também).
A partir daí já começa a oração.


Peça: Pecado e Misericórdia
 

Misericórdia entra apressada:
Misericórdia: Ah, quanto trabalho!!!Uma sujeirinha ali, outra aqui, tantos corações para cuidar!!
(misericórdia tentando limpar corações)
Duas crianças chegam ao local:
João: ontem eu fui à missa e o padre falou de um tal pecado...Aninha, você sabe o que é?
Aninha: Ah, minha mãe me disse uma vez que quando eu brigo com a minha irmã é pecado.
João: então pecado é brigar com a irmã?
Misericórdia entra na conversa:
Misericórdia: Também crianças. O pecado é uma sujeirinha no nosso coração, que nos afasta dos ensinamentos de Deus.
Aninha: E como é que a gente suja o nosso coração?
Misericórdia: É quando a gente acaba esquecendo de amar todas as pessoas, assim como Jesus nos ensinou. Quando brigamos, ou desrespeitamos alguém...
João: Huuum... E como é que a gente faz pra limpar essa sujeirinha?
Misericórdia: Ah, Deus ama taaaaaaaanto a gente, taaaanto!!!! Gente (pergunta para o público) vamos abrir os braços do tamaaaaanho do amor de Deus pela gente?(todos abrem os braços o máximo possível). Pois é, E o amor de Deus é maior ainda!! Deus ama tanto a todos nós, que ele entende que de vez em quando todo mundo comete erros, e mesmo assim Ele ama a gente do jeitiiinho que a gente é! Foi desse amor gigaaante de Deus por nós que nasceu sabe quem??
Crianças: Quem??
Misericórdia: Eu, a Misericórdia! Sou eu quem limpo todas as sujeirinhas dos nossos corações!Eu sou a compreensão que vem do amor de Deus por todos nós!Ele entende todos os nossos erros quando nos arrependemos, e rapidinho eu já venho limpar os nossos pecados dos nossos corações!
Misericórdia: E então quem quer dizer sim ao amor e a misericórdia de Deus?
Todos: Eu!!!!
Aninha: Nossa, mas que legal!!!
João: Quer dizer que Deus nos ama de todo jeito, com todos os meus erros, meus defeitos e minhas qualidades??
Misericórdia: Com certeza, e ele vai continuar amando sempre!
Aninha: Poxa Misericórdia, agora eu vou tentar amar a tooodo mundo assim como Jesus, e mesmo quando eu errar, eu sei que você vem rapidinho limpar meu coração, porque Deus me ama muuuito!!!
Misericórdia: É isso ai gente!


Tema: Parábola dos talentos

Principio da lição: Deus nos deu dons para serem usados no seu Reino.
Base bíblica: Mateus 25,14 - 30
Texto chave: “Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele.” Mateus 25,29.
Objetivos:
Mostrar para as crianças que cada pessoa tem características próprias e dons que devem ser usados para servir melhor a Deus. Despertar na criança o desejo de descobrir no que pode ser útil para Deus, sempre fazendo o melhor.

Dinâmica de acolhida: Eu sou único e talentoso!
As crianças ficarão sentadas em círculos e deverão pensar num adjetivo que comece com a letra do nome deles. Cada uma delas irá ficar de pé e dirá: “Eu sou Felipe e sou forte” depois de falar senta e continua o que esta ao lado. “Eu sou Ana e sou amiga”, “Eu sou Erick e sou esforçado/esperto” etc. (Ministeriado cuide para que não se diga nada negativo e nem palavrões)
Dizer: Cada um de vocês é único e especial. E Deus tem dado dons diferentes e muito importantes para serem usados no seu Reino.
Hora da Palavra:
Olhem o que eu trouxe hoje, uma caixa de ferramentas. Na minha caixa há muitas ferramentas úteis.
Elas podem ser usadas para construir coisas ou para reparar ou arrumar coisas estragadas e quebradas. Eu vou contar uma história sobre ferramentas. Eu vou chamar esta história: as três caixas de ferramentas. Escutem com muita atenção.

Narrador: Havia uma vez um empresário dono de uma grande construtora. Este homem precisava viajar para Europa para fechar grandes negócios, então chamou seus três empregados mais próximos e lhes disse:
Dono da Empresa: Eu tenho que fazer uma longa viagem para expandir os meus negócios na Europa e preciso que vocês cuidem muito bem da empresa. Eu preparei uma caixa com ferramentas para cada um de vocês para que a usem na construtora até que eu volte.
Narrador: Então o patrão entregou a caixa de ferramentas para cada um. Cada caixa continha todas as ferramentas que cada um deles precisava para o trabalho que o patrão esperava que fizessem. Cada um dos empregados tinha habilidades diferentes, por isso a caixa de ferramentas era diferente. Ao primeiro empregado ele deu uma caixa grande e cheia de ferramentas. Ao segundo deu uma caixa menor, mas tinha bastantes e variadas ferramentas.  Ao terceiro empregado deu uma caixa bem pequena, com poucas ferramentas, mas suficientes para que fizesse um excelente trabalho na empresa.  O empresário viajou. Passados uns meses retornou e chamou os seus empregados para que pudessem prestar conta do serviço.

O primeiro empregado disse: -“Eu sei do seu grande amor e preocupação pelas pessoas que não tem lar, então usei a caixa de ferramentas que o senhor me entregou para construir casas para os necessitados”.
- Que maravilha! –disse o empresário. Você tem trabalhado muito bem. Eu vou promovê-lo, você será o chefe de todas as construções da empresa. Parabéns!

O segundo empregado disse: -“Conheço o grande amor que o senhor tem pelas pessoas idosas, então usei a caixa de ferramentas para reformar e restaurar as casas dos idosos”.
- Que fantástico! –disse o patrão- Você tem trabalhado muito bem! Eu vou promovê-lo, você será o novo gerente de reformas e manutenção da empresa. Parabéns meu amigo!

Depois chegou o terceiro empregado em silêncio, então o patrão perguntou: O que você fez com as ferramentas eu lhe dei?
O terceiro empregado respondeu: -“Eu sei que o senhor é um patrão muito exigente e que cobra muito da gente, então fiquei com medo de usar as ferramentas e estragá-las ou perdê-las. Então as guardei em um lugar seguro. Elas ficaram seguras e guardadas desde o dia que viajou. Elas estão novinhas em folha!”
- Que empregado preguiçoso você é! Eu não dei as ferramentas para que você as guardasse em um lugar seguro, eu as dei para que as usasse na empresa! Você esta demitido!
Como os outros dois empregados provaram que tinham feito um excelente uso das ferramentas o patrão pegou a caixa de ferramentas deste empregado e a dividiu entre eles.

Esta é uma parábola que Jesus contou abramos a nossa bíblia em Mateus 25,14 - 30. (sugestão: Ler junto com eles)

Hora de conversar:
Com essa parábola, Jesus quis ensinar que cada um de seus filhos, que o receberam nos seus corações, tem pelo menos um dom, ou seja, uma capacidade para fazer algo para servir a Deus e ganhar almas para Jesus. Cada um de nós é diferente e, por isso mesmo, Deus nos deu diferentes dons. Você tem um dom que é só seu e que pode frutificar e abençoar a obra de Deus. Todos nós podemos e devemos fazer sempre o melhor para Deus.
Deus nos deu ferramentas para construir em seu reino. Nós não temos as mesmas ferramentas, mas Deus espera que usemos aquelas ferramentas que ele nos deu. Se usamos estas ferramentas Deus nos dará ainda mais!Algumas vezes você pode ver os dons e talentos que Deus deu a outras crianças e pode pensar que você mesmo não recebeu muitos dons, e que não é especial. Então podemos ser tentados a esconder o nosso talento, mas Deus fica triste com essa atitude. Devemos sempre estar dispostos a servir a Deus com o talento que ele nos deu. O que Ele deu a cada um é muito importante!

• Que talentos Deus te deu? (Se a criança não souber responder pergunte se ela gosta de cantar, pintar, falar, estudar, ajudar os outros, escutar, etc e mostre para ela como esse talento pode ser importante para edificar o reino de Deus)
• Você usa o seu talento para servir ao Senhor?
• Que coisas impedem a gente de usar os dons e talentos que Deus nos deu? (Preguiça, inferioridade, ficar se comparando, timidez, vergonha, falta de encargo, etc.)
• O que podemos fazer para servir ao Senhor, ainda sendo crianças?

Ministeriado: Ore com eles pedindo perdão se não usaram o dom servindo ao Senhor e pedido ajuda ao Espírito Santo para que poder usar os talentos. Ore rejeitando a vergonha, inferioridade e timidez.